domingo, 24 de março de 2013

A Blogueira Cubana


Tivemos outro dia a visita da cubana Yoani Sanchez que tem um blog chamado “Generacion Y”, nunca estive nele, mais por falta de curiosidade mesmo. Não sou contra nem a favor dela, como não leio o blog não posso falar nada. Acredito que todos têm o direito de expressarem suas ideias sem censura, mesmo aquelas mais toscas. Acredito que o ser humano é livre e acho um absurdo os movimentos de censura que tem surgido no Brasil.

A saída da blogueira do Brasil não teve o mesmo impacto da sua chegada, não sei por quê. Como acompanho jornais de outros países, vi pequenas notas sobre sua estada na Republica Tcheca, no México, nos Estados Unidos, acho que na Espanha também, enfim... Ela está um périplo mundial. É seu direito falar mal do governo cubano assim como também condenar o selvagem bloqueio norte-americano à Cuba. Mas o que eu queria falar mesmo é sobre as “manifestações” contrárias à presença de Yoani no Brasil. Foram ridículas e anacrônicas. Tão ridículas e inoportunas que acabaram por dar à sua presença no Brasil um destaque que de outra maneira não teria. Desconfio que essas “manifestações espontâneas” tiveram algum tipo de incentivo da direita. Embora na esquerda existam babacas capazes de pensar em idiotices desse tipo, a direita é bem mais articulada, sei não, sei não...

A visita da blogueira ao Congresso Brasileiro foi desrespeitosa, não por ela que, quero acreditar, por iniciativa própria com certeza não agiria daquela forma. Basta ver sua visita à Nações Unidas e ao Congresso Americano. No Brasil os próprios congressistas, principalmente do PSDB e DEM fizeram um carnaval de constrangimento que seria repelido em qualquer democracia do mundo, mas que aqui mostra bem o que eles pensam das instituições. É impressionante!!

O que mais me impressiona é que a oposição  brasileira hoje não existe. Existem os que são do contra, que queriam estar no governo, mas estão fora e os que têm uma fobia patológica ao PT ou à esquerda, embora não saibam explicar bem por que. A oposição é fundamental para a democracia e esses caras, literalmente c... e andam para isso, querem o poder e pronto. Qualquer oportunidade de avacalhar é aproveitada ao máximo.  E pensar que há um ano o ídolo desse povo era o Demóstenes...fala sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário