domingo, 24 de março de 2013

Profissões "Novas"


Vi nos noticiário da TV em um fim de semana desses a demissão de ministros e sua substituição por outros. O motivo da substituição é o mesmo da sua demissão e foi o mesmo da sua nomeação. Ninguém está sendo nomeado por seu conhecimento na área ou seja, não irão acrescentar nada, se não piorarem estarão dando fazendo o melhor. Bom... mas no meio disso vi lá, meio desconsolado o agora ex-ministro Brizola Neto, que embora sendo neto do velho caudilho Leonel de Moura Brizola, pouco tem a ver com ele e perdeu a parada para um profissional da cafajestagem que é o ex-ministro Carlos Lupi.
No seu curto período de ministro o Brizola Neto atualizou o Código Brasileiro de Ocupações incluindo profissões como DJs, musicoterapeutas, equoterapeutas, sommelier, barista, ombudsman, agente de inteligência entre uma série de especialidades da farmácia, turismo, terapias, etc. Se quiser ver a lista acesse o site do Ministério do Trabalho em http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/downloads.jsf
Pelo menos isso o ministro levará de sua curta permanência, quase uma interinidade e poderá recordá-la mais tarde nas rodas de conversa da família, como o Pádua,  pai de Capitu faz em  Dom Casmurro. Mas eu queria contribuir com essa lista, fazendo algumas sugestões, vamos lá:
Flanelinha: essa profissão consiste em extorquir dinheiro de pessoas que usam o espaço público destinado ao estacionamento de carros para... estacionarem  seus carros! O dinheiro cobrado destina-se a proteger o extorquido da ação do próprio “profissional”.
Miss Bumbum: essa profissão consiste em explorar determinado atributo físico, natural ou não. Não exige nenhum tipo de conhecimento  ou formação especial e garante  à “profissional” o direito não se sentir ofendida quando for chamada de “cara de bunda”. Tem também a vice-miss bumbum, uma espécie de variação alotrópica do original.
Mulher fruta: essa profissão consiste em associar determinada fruta com algum atributo físico da “profissional”. Exige profundos conhecimentos de fruticultura e biologia e é uma área em ascensão considerando as diversas oportunidades que existem como abacaxi, jaca, jenipapo, mutamba, maracujá, entre outras só pra ficar nas frutas tropicais.
Cantor sertanejo universitário: essa profissão consiste em ser capaz de compor (!??) músicas (???) com refrões fáceis e pegajosos. Exige elevado conhecimento de mecânica automobilística e disposição para usar roupas justas e desempenhar algumas coreografias bem complexas.
Madrinha de bateria: essa profissão consiste em desempenhar uma atividade uma vez por ano, exige os atributos de mulher-fruta e miss bumbum acompanhados de elevado QI que pode ser substituído por um “patrocinador”. Requer também elevado conhecimento de cultura popular, musculação e relações com a “comunidade”.  É uma evolução da antiga profissão “destaque de escola de samba”.
Agitador cultural: profissão com vasta área de aplicação e que exige um conhecimento profundo das demandas baladeiras. No entanto para seu desempenho são necessários alguns quesitos obrigatórios: calça folgada na bunda, cueca aparecendo, camisa xadrez, óculos de aros grossos e cabelo ensebado.
Colunista da Veja: profissão que exige  elevado grau de babaquice e articulações estranhas com o submundo do jogo do bicho. Tem baixa remuneração e pouca oferta de vagas devido à complexidade das exigências.
Blogueira cubana: profissão nova, mas com muitas possibilidades de financiamento.
Manifestante contra blogueira cubana: profissão recente, atividade simples que exige deslocamentos aos aeroportos e locais públicos, disposição para gritar palavras de ordem saídas dos anos sessenta. Não é necessária nenhuma profissão ou formação anterior apenas foco na atuação frente às câmeras  para garantir o sucesso da blogueira cubana.
Ex-BBB: profissão em ascensão, com muitas possibilidades de desdobramento. Para os homens exige-se disposição para andar de sunga todo o tempo, para as mulheres disposição para posar nua. Além disso pede-se baixa ou nula qualificação intelectual, não havendo necessidade de ser alfabetizado sendo dispensável a capacidade de articular duas ou mais palavras com algum sentido.
Tem mais um monte. Mas depois faço outra lista. Fique a vontade para contribuir!

Um comentário:

  1. Uma pequena ajuda para a sua lista de Profissões "Novas":
    "Membro de torcida organizada" embora não seja tão nova assim, mas vai a sugestão.
    Milton Ivo de freitas

    ResponderExcluir